sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vírus de Pendrive e Dispositivos removíveis

Hoje em dia temos a facilidade de carregar conosco meios de transportar arquivos sejam eles fotos, músicas, documentos, entre outros. Mas o que mais carregamos conosco através destes dispositivos mágicos como os pendrives, mp3, mp4, ipod, câmeras digitais ou qualquer dispositivo que tenho nele chip de memória ? - Eu respondo. Vírus, malwares, spywares e todo tipo de arquivos maliciosos. É um meio de fácil propagação visto que muitos computadores tem antivirus desatualizados ou ineficientes nessa parte. Estes vírus destruidores de sistema e ladrões de informações, são altamente agressivos para o sistema operacional Microsoft Windows XP, que atualmente é um dos mais utilizados, a maioria dos sistema comprometidos por esses vírus, fica sem condições de manutenção tendo a única saída viável e rápida de formatação do H.D. e reinstalação de todo o sistema operacional.

Eis aqui as minha sugestões que são simples para se defender destes vírus de pendrive.

Primeiramente instale um bom antivírus, tem alguns gratuitos que são muito bons e agem contra esses vilões, são eles: Avira Antivir, Avast, AVG, FProt (usa a engine do kasperky) entre outros.

Outra boa ação seria desativar a autoexecução, que é efetuada sempre que inserimos um CD/DVD, ou inserimos um dispositivo removível na através de cabo usb, sempre é procurado o arquivo "autorun.inf" e se encontrado, é executado o conteúdo deste arquivo. Por exemplo, se o seu pendrive foi inserido em um microcomputador infectado por algum vírus que se propague por dispositivos removíveis, ele então copia o arquivo executável do vírus para o pendrive e lá cria o arquivo autorun.inf, contendo a chamada do arquivo do vírus, então quando você insere esse pendrive em outro computador com sistema de segurança fraco, o próprio sistema com a autoexecução ativada, lê o conteúdo desse arquivo autorun.inf e por conseguinte, executa o arquivo executável do vírus, infectando assim também esse microcomputador, transformando-o também em mais um agente propagador de vírus. 

A saída para isso é muito simples, basta você fazer o seguinte:
Clique no botão iniciar ;
Vá em executar  ;
Digite gpedit.msc e clique no botão ok ou dê enter 

Na tela que se abrirá a seguir note que tem dois grupos de diretivas, Configuração de Computador e Configuração de Usuário.





Do lado esquerdo da janela 

Expanda clicando no sinal de +  a configuração de usuário,  procure modelos administrativos e também expanda se for preciso clicando sempre no sinal de +,  depois clique em sistema.


Do lado direito da janela
Após ter clicado em sistema do lado esquerdo, aparecerá várias opções no lado direito da janela, procure por desativar autoexecutar dê um duplo clique nesta opção, a seguir abrirá uma nova janela, onde você escolherá a opção ativado, e na caixa desativar execução em: você deverá selecionar a opção todas as unidades, depois de selecionar, é só clicar em ok, e pronto. Você pode fechar todas as janelas e inserir um pendrive normalmente sem o risco de ser contaminado por algum vírus de pendrive novamente.

Outra opção seria a instalação de algum software que é inicializado junto com o windows,  e que antes da abertura do pendrive para uso, fizesse uma varredura para identificar agentes de contaminação.

Alguns desses programas são:
PenClean 
Autorun Vírus Remover (recomendado)


Observação: Lembrando que essa dica é para Microsoft Windows XP, no Vista e no Windows 7, a segurança foi aprimorada, bastando somente manter instalado um bom antivírus e sempre atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário