sábado, 6 de novembro de 2010

Facebook Afirma que Dados de Usuários Foram Vendidos


A equipe responsável pelo Facebook disse em uma postagem no seu blog na última sexta-feira, que vários programadores que desenvolvem aplicações para a grande rede social tinham aparentemente, coletado IDs de usuários e vendido a um corretor de dados. A prática questionável foi descoberta, ao examinar as circunstâncias que cercam uma falha que causou problemas de privacidade devido a transferências de UID. A empresa afirmou que esses desenvolvedores serão suspensos da rede social por um período de seis meses, e serão obrigados a apresentar sua política de dados em uma auditoria, para fins comprobatórios em relação a conformidade com a política de privacidade do Facebook.



De acordo com afirmações do desenvolvedor Mike Vernal, a venda de informações envolve "menos de uma dúzia" de pequenos desenvolvedores. O comunicado não relaciona os aplicativos envolvidos, porém, há uma afirmação de que nenhum deles esteja entre os 10 mais populares do site. Além disso, a equipe do Facebook afirmou que está analisando maneiras de prevenir a propagação de informações de usuários.

Recentemente, no mês de outubro, houve uma denúncia de que aplicativos populares na rede social estavam transmitindo dados envolvendo a identidade dos usuários, incluindo os nomes dos participantes da rede ou também de seus contatos. Esses aplicativos estariam divulgando o Facebook ID, número atribuído a cada usuário do site e conforme foi publicado na reportagem, qualquer pessoa poderia utilizar o número de identificação para busca de informações como idade, residência, profissão e imagens, não importando se essas informações estivessem devidamente configuradas no menu de privacidade do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário